quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Repetir ou não? Eis a questão!


  
  Esse ano de 2011 foi o primeiro ano escolar da minha petit, que ingressou aos 2 anos e 7 meses e agora ao finalzinho do período escolar vivi uma grande polêmica, de acordo com a nova norma do MEC ela terá que repetir o ano por causa da idade, e eu já estava consciente disso porque a diretora da escola me avisou no ato da matrícula, até aí  tudo bem. O fato é que pais que não aceitam essa norma entraram na justiça em Recife/PE e conseguiram uma liminar que derrubou essa regra, e agora, como faz? Repetir ou não? Conversei bastante com as professoras dela, conversei muito também com os familiares, pai, avó, tias e todos achamos que seria melhor ela repetir mesmo sem ter a obrigatoriedade da idade – pelo menos por enquanto, já que o MEC irá recorrer - , porque achamos que pra um melhor desenvolvimento intelectual este tem que se dar de acordo com o desenvolvimento motor e de capacidade de entendimento de mundo.A gente sabe que se ela avançasse na escola ela aprenderia tudo numa boa, porque seria condicionada a isso e porque criança aprende tudo rapidinho mesmo, mas ela seria sempre uma das mais novas tendo que se adaptar ao mundo das crianças maiorzinhas, até chegar um momento que os assuntos das crianças maiores não ia interessar a ela ainda, podendo causar um desgaste intelectual e de convivência para ela, por exemplo: a primeira menstruação das meninas, as paquerinhas, a forma de abordagem do material pedagógico etc. Não pensamos em dinheiro, não pensamos no ego – sim, porque muitos pais não aceitam essa regra achando que é uma afronta a inteligência do filho -, pensamos simplesmente no bem estar da petit.
  Tem uma matéria muito interessante no site da revista crescer que aborda os dois lados da moeda, que você pode ler aqui.
  Só digo que vale a pena pensar um pouco sobre isso! E pensar no futuro dos nossos filhos não é somente pensar em qual faculdade irão cursar, mas sim em como será feito o percurso até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário